Começou por apostar na primeira, matriculando-se simultaneamente na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, onde estuda ao lado de Mário Laginha e Rodrigo Gonçalves, e na Academia de Amadores de Música.

Já com um disco gravado, abandona o curso de Comunicação Social para, graças a uma bolsa, ir estudar para o Berklee College of Music em Boston. Aí integra a Berklee Concert Jazz Orquestra e actua ao lado de Herb Pomeroy no M.I.T. Pelo meio, uma viagem a Itália para participar num workshop vale-lhe o prémio Outstanding Musicianship Award e um convite para representar a sua escola no Umbria Winter Jazz Festival. É em Boston que conhece Ivan Vivas, com quem partilha a paixão pelo cinema de terror. Juntos escrevem aquele que viria a ser o argumento de I’ll See You In My Dreams.

Em 2000 termina o curso e regressa a Portugal para participar em alguns festivais de Jazz e dar aulas de piano no Conservatório do Funchal e na escola de Jazz do Hotclube de Portugal. Começa também o atribulado processo que foi a produção de I’ll See You In My Dreams.

Antes ainda de concretizar o seu sonho de ver um filme de zombies feito em Portugal, Filipe vê a música abrir-lhe as portas do cinema em 2002. Começa por ter um pequeno papel como pianista em Deux, ao lado de Isabelle Huppert. No ano seguinte participa na banda sonora de Os Imortais, de António Pedro Vasconcelos.

Também em 2003 conclui finalmente a curta-metragem de que foi argumentista e produtor, que é exibida pela primeira vez ao público na noite de Halloween. Menos de um ano depois, veio a consagração. I’ll See You In My Dreams é exibido no Fantasporto onde arrecada o prémio para melhor curta-metragem, partindo depois para uma bem sucedida viagem pelo circuito internacional de festivais. Em Outubro, o filme estreia-se nos cinemas nacionais como complemento a Exorcist: The Beginning e em Dezembro chega finalmente ao mercado do DVD, terminando assim uma odisseia de quatro anos.

Pelo meio, Filipe Melo teve ainda tempo para se estrear na realização, com o videoclip dos Moonspell para I’ll See You In My Dreams, um original de Frank Sinatra.

Léccio Rocha