I’ll See You In My Dreams foi o resultado de 3 anos de trabalho, quase tão atribulados como o próprio filme.

Esta história de “amor, traição, vingança e zombies” situa-se numa pacata aldeia, onde os seus habitantes já se habituaram a conviver com os mortos-vivos. É aí que encontramos Lúcio (Adelino Tavares), o anti-herói de serviço. Ele é o único que ainda enfrenta a ameaça zombie, mas vive atormentado pela traição da mulher (Sofia Aparício). Uma noite conhece Nancy (São José Correia) no bar local e redescobre o amor, mas este vai ser ensombrado pelo segredo que Lúcio esconde na cave. Completam o elenco, João Didelet, Rui Unas e Manuel João Vieira, que empresta algum humor ao filme. A história é simples, mas mantém o espectador interessado, e o elenco oferece desempenhos seguros, dentro do habitual neste género de filme, onde as estrelas são, naturalmente, os zombies. Merece por isso especial destaque a caracterização daquelas criaturas, a cargo da SFX Studio, que já havia trabalhado em X-Men 2.

Comentário

O problema de I’ll See You In My Dreams é passar grande parte do tempo na ténue linha que separa a homenagem aos clássicos do género do simples cliché. Se por um lado é interessante identificar e coleccionar referências, como os nomes de algumas personagens serem de realizadores emblemáticos do cinema de terror (Sam, Dário, Lúcio), por outro lado hordas de zombies ao anoitecer e sustos no espelho já estão muito vistos, faltando alguma criatividade ao nível da realização.

Ainda que o resultado final não satisfaça por completo, é de louvar o esforço em abrir a cinematografia portuguesa a géneros até então quase inexplorados, ao mesmo tempo que contribui para uma crescente aproximação do cinema português a um público mais jovem.

Ficha Técnica:
I’ll See You In My Dreams de Miguel Ángel Vivas com Adelino Tavares, Sofia Aparicio, São José Correia, Manuel João Vieira… mais
M/18
20 minutos

Léccio Rocha