Foi com pompa e circustância que em Toulouse foi apresentado ao mundo o novo A380. Um gigante dos céus que promete revolucionar a aviação comercial, sobretudo as viagens intercontinentais. Para o baptismo do novo avião, ainda em terra, estiveram presentes 14 presidentes de companhias aéreas e ainda os primeiros-ministros da Grã-Bretanha, Espanha, Alemanha e França. Estes países fizeram parte do consórcio que esteve na base da construção deste “navio do céu”, como foi apelidado. No hangar Jean-Luc Lagardère, estiveram ainda 5.000 convidados e 500 jornalistas.

O espectáculo de luz, cor e champanhe não foi apenas o que levou chefes de Estado e empresários da aviação à cidade francesa. O A380 destrona, passados 35 anos, o Boeing 747 enquanto maior avião civil do mundo.

Jacques Chirac disse na inauguração que o “baptismo do A380 representa, para todos, um momento de emoção e de orgulho”. Tony Blair reconheceu a dedicação de todos as pessoas que estiveram envolvidas neste projecto pan-europeu. “O A380 é o símbolo da cooperação europeia no seu melhor aspecto. Este avião é o mais excitante do mundo, símbolo da inovação tecnológica e da força financeira”, acrescentou o primeiro-ministro britânico.

Noel Forgeard, presidente da Airbus, enalteceu o contributo que o avião tem na concertação europeia. “Isto não é apenas a história de um avião magnífico, é uma página brilhante na história de uma Europa unida”, salientou.

Luis André Florindo