"Bem-vindos a bordo do Titanic... o navio mais mítico do Mundo". É assim que são recebidos os visitantes da "Titanic Exhibition", no Porto até Março.

Depois de passar por Barcelona, entre Junho e Outubro, onde teve mais de 150 mil pessoas a visitar, a exposição sobre o navio mais famoso do Mundo está no Porto. O portuenses podem saber como foi estar a bordo do Titanic. A emotividade é o cunho principal dos objectos expostos.

Para Luís Ferreiro, membro da organização, objectos usados noutras exposições “não têm tanta história”. “Para a Europa, queríamos fazer uma exposição mais sentimental, por isso todos os objectos são muito emotivos”, salienta.

As vitrines da exposição estão repletas de objectos originais, como porcelanas, cadeiras e outro mobiliário. É possível ver também réplicas em tamanho real das acomodações de primeira e terceira classe. Pode ainda ver-se painéis de madeira talhada que cobriam as paredes das salas de jantar e que ficaram a flutuar depois do naufrágio.

Além dos objectos, é também lembrada a história de alguma pessoas que seguiam a bordo, como o comandante Edward John Smith, que se fazia à última viagem da sua carreira e que acabou por fazer a última viagem da sua vida.

Jesus Ferreiro, vice-presidente da “Titanic Centenary 2012”, relembra Edward Smith, referindo que lhe “chamavam o comandante dos milionários, porque a companhia lhe atribuía os navios maiores”. Apesar de conhecer a rota do Atlântico como as suas próprias mãos e de nunca ter tido um acidente na sua vida de marinheiro, “acabou por ter o maior de todos”.

Quem quiser ver o que resta do Titanic ainda vai a tempo. A exposição está patente no Mercado Ferreira Borges até 20 de Março. O bilhete custa seis euros para adultos e quatro para crianças.

Depois do Porto, a exposição segue para Génova, em Itália, e continuará o seu périplo por outras cidades europeias. Está previsto que a itinerância da “Titanic Exhibition” dure até 2012, data do centenário do afundamento do transatlântico.

Luis André Florindo