António Granado, jornalista do “Público”, autor do weblog “Ponto Media” e co-autor do livro “Weblogs: Diário de Bordo”, falou com o “JornalismoPortoNet” sobre a blogosfera em Portugal. O escritor também confessou as razões que o levam a ter um blog e o significado do prémio que recebeu pelo Ponto Media.

Weblogs vs Jornalismo

Segundo António Granado, existem várias diferenças entre o jornalismo e os weblogs. Formas de estar e de agir que estão directamente relacionadas com o processo de produção de notícias e o carácter pessoal dos weblogs.

“Os post são sobretudo apontadores para leituras e não jornalismo. O jornalismo é uma coisa um bocadinho diferente: é utilizar as técnicas jornalísticas para fazer uma notícia – confirmar a informação, haver uma investigação própria, um trabalho próprio. Eu limito-me a apontar para outros órgãos de comunicação social, isto não é fazer jornalismo. Quanto muito, faço análise, mas não jornalismo. Em Portugal, não conheço nenhum blog que faça jornalismo. De vez em quando, há um outro blog que dá notícias em primeira-mão”, salienta.

Sendo jornalista, António Granado sabe de notícias que poderia publicar antes do jornal para o qual trabalha, mas o escritor considera que isso seria uma traição ao contrato de exclusividade que assinou com o jornal. Além disso, Granado afirma que essas notícias não pertencem ao espaço do seu blog.

António Granado considera que “há alguma razão para que os jornais façam os blogs dentro do weblog dos jornais”. Os weblogs podem fazer com que o jornalista dedique menos tempo aos jornais ou, então, se o jornalista for muito popular, pode “concorrer” com o jonal.

Mas os blogs que são especializados tornam-se indispensáveis para quem quer saber as últimas actualizações sobre esse tema. Granado refere que já aconteceu um blog ser citado como fonte de jornais, mas que isso é raro.

Ponto Media

António Granado confessa que o que o levou a criar um weblog foi a necessidade “de escrever sobre outras coisas para além do jornal e sobre coisas que havia na Internet sobre jornalismo”. O jornalista define o seu blog como uma análise pessoal da actualidade mediática.

Prémio para melhor weblog jornalístico em Português

Em relação ao prémio “Deutsche Welle International Weblog Awards 2004” atribuído ao Ponto Media, o escritor mostra-se agradecido. António Granado diz que este prémio é importante, porque foi atribuído por um júri internacional e não por votação, já que desta forma qualquer pessoa podia votar as vezes que quisesse.

Além disto, a língua portuguesa é a segunda língua com mais weblogs, muito devido aos brasileiros, daí que o prémio ganhe uma outra amplitude. “Em Portugal, o meu blog pode ser considerado um dos melhores, mas nos Estados Unidos da América há outros blogs que são referências mundiais. O meu blog, comparado com esses, é, mais ou menos, uma formiga ao pé do elefante”, refere.

Ana Sofia Coelho
Tatiana Palhares