O frio que se tem feito sentir em Portugal nos últimos dias vai continuar, pelo menos até ao próximo sábado, disse ao JPN Ilda Novo, meteorologista no Instituto de Meteorologia Português (IMP). O instituto prevê para domingo um aumento da temperatura.

Embora o IMP recuse falar de uma vaga de frio, reconhece que as temperaturas que se assinalaram estes últimos dias em Portugal continental atingiram mínimos históricos.

Devido ao frio e às baixas temperaturas podem surgir alguns problemas de saúde. As gripes e as infecções respiratórias são algumas complicações que devem ser prevenidas. Para minimizar os efeitos negativos desta vaga de frio, a Protecção Civil aconselha alguns cuidados especiais, especialmente nos idosos e nas crianças já que são as faixas etárias mais vulneráveis. Segundo esta instituição, as pessoas idosas apresentam “maiores riscos por terem diminuição da percepção do frio e menor capacidade de resposta cardiovascular”. O risco aumenta para quem sofre de doenças crónicas, como patologias cardiovasculares, respiratórias, diabetes, alcoolismo ou demência.

Em virtude desta vaga de frio “tem-se verificado uma maior afluência às urgências, embora considerada normal para esta altura do ano”, confirmou Eurico Alves, cirurgião e director de relações públicas do Hospital Geral de Santo António. O cirurgião apela ainda aos utentes que se dirijam às urgências apenas em casos prioritários, de modo a evitar o congestionamento dos serviços hospitalares.

Para evitar a grande afluência às urgências dos hospitais, a Direcção Geral de Saúde disponibilizou uma linha de apoio – Linha Gripe 808 211 311 – para esclarecimento de dúvidas quanto a sintomas gripais.

Agostinha Garcês de Almeida