O "senhor futebol total" faleceu esta manhã, aos 77 anos, no hospital Cidade d Aalst, na Bélgica.

O treinador holandês Rinus Michels faleceu quando se encontrava na unidade de cuidados intensivos do hospital Cidade d Aalst, na Bélgica, depois de ter sido operado ao coração. Contudo, complicações pós-operatórias terminaram com uma vida recheada de êxitos no campo futebolístico.

Nascido a 9 de Fevereiro de 1928, Michels marcou 120 golos em 257 jogos na liga holandesa com a camisola do Ajax, entre 1946 e 1958. Também marcou presença na selecção laranja em cinco ocasiões mas foi, inequivocamente, como treinador que ficou para a história.

Nasce um novo futebol

O futebol nunca mais foi o mesmo depois de Rinus Michels assumir o controlo do Ajax, em 1964. Todos os conceitos e tradições vigentes até então começaram a ser derrubados pela nova filosofia do treinador: o futebol total.

Os jogadores passaram a exercer várias funções em campo, sem posição fixa e com movimentação de bola contínua. Todos marcavam, todos atacavam, a ocupação dos espaços passou a ser valorizada. Cria-se um estilo de jogo veloz onde se impunha uma condição física musculada. Este estilo de jogo foi consagrado com a selecção holandesa em 1974 no mundial na Alemanha, mas surgiu no Ajax, base daquela selecção.

Michels liderou o Ajax até à conquista da sua primeira Taça dos Campeões. Conduziu a selecção laranja, onde brilhava Cruyff, à final do mundial de 74 e à vitória no Euro 88 com jogadores como Van Basten e Franck Rijkaard é o elemento que perpassa pelas épocas mais históricas do futebol holandês.
O técnico conquistou ainda um título espanhol ao serviço do FC Barcelona em 1973/74. Colocou um ponto final na sua carreira em 1989 no Bayer Leverkusen.

Mariana Teixeira Santos