Quem passou horas em filas intermináveis para comprar ingressos para o concerto dos U2 em Portugal pode ver a sua conta bancária aumentar substancialmente.

Estão a ser leiloados bilhetes para o concerto a preços muito superiores aos oficiais. Sites como o e-bay, o miau.pt ou o leiloes.sapo.pt estão a ser palco de uma autêntica “candonga”.

No miau.pt, por exemplo, vende-se um bilhete para a bancada superior nascente a 1000 Euros, não tendo havido, até ao momento, qualquer licitação. O preço de bilheteira seria de 107 Euros.

Até ao momento a quantia oferecida mais elevada é de 650 Euros por um “pack” de dois bilhetes para o relvado no leiloes.sapo.pt. O preço de bilheteira seria de 54 Euros cada – o valor oficial mais baixo.

Enquanto não é confirmada a realização de um segundo concerto, os fãs da banda procuram desesperadamente um ingresso para 14 de Agosto. A procura é grande e nem os elevados preços praticados online parecem arrefecer os ânimos.

Limitações legais

Vender bilhetes por um valor mais baixo que o fixado é considerado crime de especulação em Portugal. A pena pode ir até aos 3 anos de prisão, segundo o artigo 35º da Lei Penal do Consumo.

Os especuladores utilizam com frequência o anonimato oferecido pela Internet e, por isso, raramente são apanhados e condenados. Daí a expansão mundial deste tipo de negócio ilícito. Verifica-se “a mais absoluta impunidade e a sistemática violação das regras-base”, segundo o site da Associação Portuguesa de Direito do Consumo (APDC) .

Daniel Brandão