O filme “Stadium”, do cineasta portuense Edgar Pêra, está em competição pelo prémio de melhor curta-metragem portuguesa, na edição deste ano do Fantasporto. É exibido hoje às 17h15 no Rivoli, no Porto.

Trata-se de uma viagem no tempo, recuando até aos primórdios da existência humana, passando pelo domínio romano e terminando nos nossos dias. O realizador, curioso em conhecer o muito falado estádio municipal de Braga, acabou por escolher aquele local como cenário para a sua obra.

“Stadium”, com dez minutos de duração, foi apenas a primeira das muitas formas de divulgar o estádio bracarense. Segundo o jornal “Record”, uma empresa de marketing já se interessou pela realização de um anúncio publicitário naquele local.

Monumento do século XXI

O estádio municipal de Braga, projectado por Souto Moura, será a primeira obra portuguesa do século XXI declarada património nacional pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). A estrutura do estádio, apoiada no granito em estado primitivo, torna-o um edifício singular.

Com capacidade para 30 mil espectadores, a obra custou mais de 100 milhões de euros, estando entre os mais caros estádios construídos para o Euro 2004.

Carlos Luís Ramalhão
Sofia Pissarro