Sobem hoje ao palco do auditório da reitoria da Universidade do Porto (UP) Yogendra Jens Eckert (sitar) e Ravi Srinivasan (tablas) para intrepretar “Ragas do Anoitecer”, numa iniciativa do Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns da Universidade do Porto (IRICUP). O objectivo é divulgar as culturas que os portugueses abriram ao mundo.

O raga, a forma típica deste tipo de música, desenvolve-se em torno de uma escala específica e integra improvisações. Ragas específicos são executados de acordo com uma hora do dia ou parte do ano – existem ragas da manhã, ragas do período da monção, entre outros.

A tradição clássica indiana remonta há mais de dois mil anos. Elevou a tipologia modal e a complexidade rítmica a níveis não atingidos pela música ocidental.

O bilhete para a entrada do concerto custa 6 euros. Reservas e informações adicionais através do telefone 226073565.

Andreia Ferreira