Peter Murphy e a banda The Charlatans têm presença assegurada em Vilar de Mouros. Os dois concertos têm data marcada para o dia 29 de Julho, informa a agência Lusa.

Apesar de ter uma carreira de sucesso enquanto artista a solo, Peter Murphy continua a ser conhecido como o carismático vocalista dos Bauhaus, banda dos anos 80, pioneira no rock gótico do pós-punk. Dois anos depois de ter saído dos Bauhaus, Murphy lança em 1986 “Should the World Fail to Fall Apart”, o primeiro álbum a solo, que agradou à crítica e principalmente aos fãs que já o conheciam da sua anterior banda. Peter Murphy, apesar da já longa carreira, continua a ser uma referência no rock gótico mundial, e vem a Portugal apresentar o oitavo disco de estúdio, “Unshattered”, editado em 2004.

Os The Charlatans são uma banda de Manchester formada em 1989, cujo primeiro álbum,”Some friendly”, obteve grande sucesso no Reino Unido, impulsionado pelo movimento “Madchester”. Mas diversos problemas que culminaram com uma reorganização na formação da banda, não lhes permitiram confirmar o estatuto de grandes promessas obtido com o primeiro disco. “Between 10th and 11th”, o segundo álbum publicado em 1992, foi ignorado pelo público e não obteve consenso entre a crítica. Só em 1994, com o álbum homónimo, a banda reencontrou o sucesso. Em 2004, lançaram “Up at the Lake”, disco que vêm apresentar a Vilar de Mouros.

Também confirmado está o concerto de Joe Cocker para o dia 28 de Julho, data de iníco da edição deste ano do festival.

O festival de Vilar de Mouros foi o primeiro grande festival rock português e a primeira edição foi em 1971.

Miguel Conde Coutinho