O IPPAR já tinha condenado o projecto. À custa disso, a autarquia não pôde usufruir dos apoios comunitários para a construção.

Quando Rui Rio ocupou o cargo de presidente da Câmara, a construção do túnel tinha já uma comparticipação comunitária de 50% dos custos totais. O autarca decidiu pedir um aumento dos apoios à União Europeia para “conseguir prosseguir com as obras”, afirmou Rui Rio, ontem, numa conferência na FEP. No entanto, esse aumento só será concedido se o IPPAR emitir parecer favorável, o que não se verificou até à data.

O IPPAR está a analisar novamente o projecto que a Câmara do Porto desenhou para o túnel de Ceuta. O conselho consultivo do IPPAR reuniu-se anteontem e segunda-feira dará o seu parecer final. Em causa está a preservação de dois edifícios de elevado valor arquitectónico: o Museu Soares dos Reis e o Hospital Santo António.

Em declarações ao JPN, Rui Rio julga que o parecer não será desfavorável. Mas, se a resposta for negativa, o autarca diz “ter já algumas ideias na cabeça”. O presidente da Câmara do Porto não quis especificar que tipo de ideias ou medidas “tem na cabeça”.

Salomé Pinto da Silva