Milhares de bilhetes vendidos. Centenas de “livres-trânsito” concedidos. Dezenas de convidados do mundo do cinema. Duzentas sessões de cinema distribuídas pelas salas do Rivoli, Passos Manuel e AMC Arrábida. Animação nocturna todos os dias no Teatro Sá da Bandeira. Estes foram alguns dos ingredientes que marcaram a comemoração dos 25 anos do Fantasporto. Quem está por detrás de tudo isto? O que move as pessoas que trabalham no “Fantas”? Quem são os rostos desconhecidos que dinamizam o evento? Que histórias se passam nos bastidores? O JPN responde a estas e outras questões, dando a conhecer as pessoas que são muitas vezes esquecidas por detrás de um gabinete ou de uma cabina de projecção.

Quem compõe o Fantasporto?

Uma das três caras da direcção é Beatriz Pacheco Pereira, normalmente ofuscada pelo protagonismo de Mário Dorminsky. A pretexto das bodas de prata, a responsável pela área editorial da Cinema Novo (entidade organizadora do Fantasporto) lançou os livros “Fantasporto – 25 anos de Cinema” (em colaboração com António Pascoalino) e reuniu a colectânea “Contos Fantásticos”.

José Maria Contel é um apaixonado pela fotografia e pelo cinema. Já foi considerado “el fotógrafo del cine” por uma televisão espanhola. Visita o Fantasporto desde 1995 e comenta os bastidores do festival.

Jorge Kuraiem Filho é outro “habitué” do “Fantas”. Crítico de cinema e coleccionador, há vinte anos que frequenta o festival. Pedro Bandeira Freire, proprietário do “Cinema Quarteto”, em Lisboa, vem ao Fantasporto desde meados da década de 80.

Valdemar Silveira é projeccionista no Fantasporto há vinte e cinco anos. A sua história aproxima-se do filme italiano “Cinema Paraíso”. Já o guião de Hanna Lee é diferente. A coreana está em Portugal há cinco meses e foi recrutada para servir de tradutora dos realizadores coreanos. Também do Oriente chegou o japonês Junichi Tomonari, um crítico de cinema que dormiu duas a três horas por noite.

César Nóbrega e Ricardo Clara são as caras por trás da divulgação do festival. Os dois trabalham também no escritório da “Cinema Novo” ao longo do ano, fazendo a programação dos filmes. Nuno Oliveira é um colaborador em “part-time” que trata da recepção dos convidados, ajudado, entre outros, por Helena Oliva que tira férias para trabalhar no “Fantas”.

Carina Branco
João Pedro Barros