O acordo foi atingido numa reunião entre a Associação Académica da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (AAFDL), o presidente do conselho directivo, o vice-reitor e o reitor. A reunião ocorreu na reitoria da Universidade, enquanto a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) continuava fechada pelos alunos.

Alcançadas as principais reivindicações, os estudantes terminaram o protesto e o novo conselho directivo tomou posse às 15 horas, segundo afirmou ao JPN o presidente da AAFDL, Bruno Cabral.

“Garantimos que no final deste ano lectivo o «método C» de avaliação deixe de estar em vigor”, disse Bruno Cabral, referindo-se ao despacho que excluiu cerca de mil alunos repetentes das aulas práticas. Por outro lado, “o mapa de exames ficará como tem sido habitual nos últimos anos”, deixando de ser condensado, acrescentou.

A manifestação prolongava-se desde a madrugada de quarta-feira e só terminou às 15 horas. Por volta das duas da manhã, permaneciam na entrada da instituição cerca de 250 estudantes, afirmou Bruno Cabral.

“O Conselho Directivo assumiu o compromisso de atender as nossas reivindicações. Agora é esperar que o cumpra. Mantemos uma postura pró-activa e de colaboração com o Conselho Directivo”, conclui o representante dos alunos.

Carina Branco