O Autocarro da Profissões é uma unidade de inserção na vida activa (UNIVA) que aposta na reabilitação social e urbana das zonas mais pobres de Rio Tinto, servindo uma população de cerca de 13.600 habitantes. O programa resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gondomar, o Centro de Emprego e a Sociedade dos Transportes Colectivos do Porto (STCP) que cedeu o autocarro para este projecto.

Sendo o desemprego um denominador comum que afecta muitas famílias da cidade de Rio Tinto, o projecto pretende aproximar as populações do mercado de trabalho. Os objectivos são encontrar saídas profissionais para os desempregados e prestar auxílio aos mais jovens que pretendem descobrir uma vocação.

Actividades desenvolvidas

O JPN foi conhecer o autocarro das profissões que esteve “estacionado” junto do Mercado da Areosa, na fronteira entre Rio Tinto e a cidade do Porto.
Em cada dia da semana, o autocarro desloca-se a determinados pontos da cidade, passando por escolas e bairros sociais para responder a questões ligadas ao mercado de trabalho e dar algumas dicas valiosas sobre como redigir um currículo ou como se comportar numa entrevista de emprego.

Segundo o animador do Autocarro das Profissões, Pedro Moreira, para além de estar a aberto a receber qualquer cidadão, “uma vez por mês, durante uma semana, é feita uma simulação de uma profissão” claramente destinada às necessidades e características da população. A animação socio-cultural, a gereatria e os cursos de cabeleireiro e de electricista foram as áreas mais procuradas.

300 casos de sucesso

O vereador da Câmara Municipal de Gondomar e responsável pela iniciativa do Autocarro das Profissões, Leonel Viana, faz um balanço muito positivo deste primeiro ano do projecto. Para além das 6.500 visitas, 300 pessoas foram já encaminhadas com sucesso para empresas, cursos de formação profissional e bolsas de emprego.

O Autocarro das Profissões é uma iniciativa no âmbito do programa Urban 2 e termina no final de 2006. Leonel Viana admite, contudo, a possibilidade do autocarro continuar as suas viagens para lá desta data.

Bruna Pereira
Hugo Manuel Correia