Os Stealing Orchestra são um dos nomes fortes da nova música portuguesa. O projecto existe desde 1997 e tem dois álbuns editados em formato tradicional e três EP lançados na netlabel da banda – You Are Not Stealing Records. “Não gostamos de ficar com a música na gaveta e se já um álbum vende pouco, então EP ainda menos”, explica João Mascarenhas, mentor da editora e do grupo.

“É uma netlabel para discos menos vendáveis, de Stealing Orchestra ou outros projectos nossos ou de amigos que não teriam de outra forma uma edição normal. É também uma forma de Stealing Orchestra se manter no activo mesmo não dando concertos”, diz.

A própria história desta netlabel explica muito do que significa hoje este formato. “A distribuição é mundial e surgem contactos de todo o lado, dos EUA à Rússia e Filipinas, Bélgica, Holanda, etc.”, revela Mascarenhas.

You Are Not Stealing Records não foge ao rótulo de “netlabel da banda”, embora se possa escutar um outro projecto de um membro de Stealing Orchestra, Children for Breakfast.

“Em princípio o próximo disco seré de outro membro da banda. Mas prevemos editar e arrisco dois nomes, um de um membro dos Alla Pollaca e outro dos Dr. Frankenstein. Neste momento não consigo separar as coisas. Stealing Orchestra é música, arte (com as colagens de Armando Brás), djing e netlabel”.

Mariana Teixeira Santos