Os atletas deficientes em Portugal voltaram a ficar “esquecidos” no recente programa do Governo. A única referência é feita aos atletas paralímpicos e mesmo a esses a menção é pouco esclarecedora. O Governo promete “apoiar o desporto de alto rendimento e as selecções nacionais, investindo nos projectos olímpicos e paralímpicos, de forma atempada e contratualizada com os respectivos comités”.

A referência ao desporto para deficientes é feita no âmbito da “dimensão internacional do desporto português”. A dimensão nacional do desporto para deficientes não tem apoios do Estado.

Atletas e treinadores esperavam mais do Governo

O único apoio que ainda existe é o das várias associações nacionais de desporto para deficientes, como é o caso da Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Mental (ANDDEM). “Eu não devia dizer isto, mas isto é tudo política. De uma forma ou de outra vamos fazendo os possíveis para apoiar estes atletas, nos treinos, equipamento, apoio psicológico, em tudo”, sublinha o treinador do atleta António Mariz, António Oliveira. “Vamos continuar a dar apoio a estes atletas da melhor forma que sabemos e podemos. É óbvio que esperávamos muito mais por parte dos políticos”, acrescenta.

Pedro Sales Dias