Cerca de 200 alunos do ensino secundário vão visitar a Universidade do Porto (UP) e a Universidade do Minho (UM), entre 26 a 29 de Maio. O projecto chama-se “Cidades Universitárias” e é da responsabilidade da Juvemedia, uma associação juvenil que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Instituto Português da Juventude.

“A nossa intenção é fazer com que os alunos do secundário, que estão numa fase de escolha, tenham a possibilidade de conhecer o ‘campus’ universitário do curso que provavelmente irão escolher. Por isso, neste fim-de-semana comprido, vamos-lhes dar tempo para conhecerem não só a vida académica durante as aulas, mas também a vida académica fora das aulas”, explica ao JPN o gestor operacional do projecto, Nuno Oliveira.

O projecto “Cidades Universitárias” envolve estudantes de todo o país e vai estender-se até 2008. Este ano, tem lugar nas Universidades do Porto e do Minho. Em 2006 será em Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra e Castelo Branco. Para 2007 prevê-se Santarém, Leiria, Portalegre e Évora e em 2008 Lisboa, Setúbal, Beja e Faro. A visita às cidades universitárias custa 59 euros e inclui as viagens, a alimentação e a estadia em pousadas de juventude.

“Queremos que a pessoa venha cá para conhecer ‘in loco’ a universidade, ver como funcionam as aulas, as bibliotecas, as residências universitárias”, explica Nuno Oliveira. Os alunos serão acompanhados permanentemente por parte da Juvemedia e também por estudantes das próprias universidades. “Temos parcerias com as associações académicas da UM e da UP para levar os estudantes a conhecer o terreno. Além disso, queremos que alunos deslocados expliquem como é estudar longe de casa”, acrescenta o gestor do projecto.

De acordo com a Juvemedia, o projecto pretende “expôr as condições de acesso ao ensino superior, dar a conhecer as ofertas das universidades e dos cursos, mostrar as cidades onde estão localizados os pólos universitários e apresentar os principais locais e pontos de encontro dos estudantes”.

Os cerca de 200 participantes chegam à cidade do Porto e são divididos em grupos, de acordo com as respectivas escolhas. Cada grupo irá conhecer os pólos universitários de Porto, Braga e Guimarães. No dia da chegada, 26 de Maio, será feito um “peddy paper” na zona histórica do Porto. Sexta-feira, os alunos visitarão o “campus” universitário, podendo assistir às aulas e comer na reitoria. No fim de semana, a organização pretende mostrar a vida académica “de um ponto de vista diferente: o ócio e o lazer, uma espécie de ‘after-aulas’”, diz Nuno Oliveira.

A maior dificuldade, segundo a organização, é fazer com que a ideia chegue aos pais. “Os pais também são afectados pela indecisão dos filhos quanto à escolha de curso e de universidade. Queremos que os pais mobilizem os filhos para esta iniciativa, num fim-de-semana em que se realiza o ‘Festival Super Bock Super Rock’”, conclui.

Carina Branco