Todos os anos o Internacional Board on Books for Young People (IBBY) escolhe uma escritora para divulgar uma mensagem no dia interncional do livro infantil. A escritora indiana Manorama Jaffa foi a seleccionada deste ano. No seu texto “Os livros são os meus olhos mágicos”, Manorama Jaffa, apelou à importância dos jovens começarem a ler desde cedo.

A história relata como um rapaz apaixonado pela leitura tomou um trilho acidentado na floresta, de livro aberto na mão, para levar o almoço ao pai. Enquanto andava e lia simultaneamente, tropeçava e caía. Devido a esta paixão pela leitura, a deusa do estudo e do saber colocou-lhe um par de olhos nos pés para que visse o trilho sem deixar de ler.

Em Portugal, a mensagem é divulgada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ), secção portuguesa do IBBY. José Oliveira da APPLIJ afirma que o objectivo da iniciativa é “ressaltar a importância da literatura para crianças e jovens”. O membro da Editorial Caminho acrescenta que é urgente mostrar a “importância para toda a sociedade da leitura entre os mais jovens”. José Oliveira defende que “este não é um problema que diz apenas respeito aos editores ou aos escritores, mas é de toda a sociedade.”

Apesar da continuada importância deste dia, José Oliveira afirma que as crianças e jovens lêem mais cada vez. O membro da APPLIJ defende que este aumento da leitura juvenil se deve à maior escolaridade obrigatória. “Hoje em dia é muito mais alargado o número de jovens que prosseguem os seus estudos. Fazendo uma comparação global, sem dúvida nenhuma que os jovens lêem muito mais”, afirma José Oliveira.

O dia está a ser celebrado um pouco por todo o país, maioritariamente em bibliotecas e escolas. Estão a ser organizados recitais de poesia e concursos literários para jovens um pouco por todo o país, embora as iniciativas sejam individuais. José Oliveira diz que esta é “uma celebração descentralizada, uma iniciativa que já entrou nos calendários da sociedade em geral”.

Andreia Ferreira