A Biblioteca Municipal de Espinho foi o local escolhido por Mário Augusto para fazer, ontem, segunda-feira, a apresentação do seu livro “Nos Bastidores de Hollywood – Histórias e segredos das estrelas do cinema”.

O jornalista do Público , Luis Costa, encarregou-se do discurso inicial e, para além dos rasgados elogios ao amigo de longa data, aproveitou para realçar a sua competência profissional, assim como todo o carinho e dedicação com que Mário Augusto escreveu este livro. Frisou também, o tom muito coloquial e descontraído usado, bem característico do jornalista da SIC e grande responsável responsável pelo sucesso conquistado ao longo de mais de duas mil entrevistas às estrelas de Hollywood. Esteve presente também nesta noite, o presidente da Câmara Municipal de Espinho, José Mota, que não se reteve em elogios e agradecimentos ao jornalista espinhense.

E como que numa conversa entre amigos, o jornalista tomou a palavra para falar deste seu livro, das inúmeras histórias divertidas e surpreendentes que nele escreveu, da relutância inicial, da supervisão do amigo Luís Costa, assim como da sua vida passada em Espinho, cidade do coração e que, por isso, o deixava, pela primeira vez em todas as apresentações, nervoso.

Mário Augusto rejeita a denominação de escritor de livros. Quer ser conhecido como “apenas um jornalista do cinema” e é por isso que, segundo explicou às dezenas de presentes, o total das receitas do direito de autor vai reverter a favor da Fundação do Gil para que seja possível o apoio a doentes com paralisia cerebral. O jornalista pretende, assim, alertar para este problema e não aceita a ideia de ganhar dinheiro com um projecto, que é apenas o reflexo da sua enorme paixão pela profissão e a partilha de situações hilariantes com quem as lê.

No final da noite, Mário Augusto brindou os presentes com a projecção de algumas das melhores imagens que se encontram descritas no livro, arrancando muitas gargalhadas a todos. E claro, não faltaram os autógrafos ao jornalista português das estrelas do cinema. Uma verdadeira noite “nos bastidores de Hollywood”.

Daniel Brandão