Depois das transformações do Napster e Audiogalaxy em serviços pagos, os programas de partilha gratuita de ficheiros surgem a uma velocidade impressionante e com novas “manhas” para iludir as autoridades. Apesar de serem usados muitas vezes para “downloads” ilegais, a popularidade destes programas é impressionante. São milhões de ficheiros “à mão de semear” possíveis de ser descarregados (ou “sacados”, como os utilizadores dizem entre si) apenas com um simples “click”.

Kazaa
Software “peer-to-peer” (utilizador para utilizador) da Sherman Networks. Foi dos primeiros juntar o “design” à eficiência. Permite pesquisas ilimitadas e “downloads” multi-fontes. Aqui encontra não só música como outros conteúdos, sejam eles telediscos, programas ou jogos.

Soulseek
De início apenas dedicado à musica electrónica, este programa passou a ser muito usado por fãs de música alternativa. Para além do “download” de mp3 permite também o chat com outros utilizadores e mesmo ver todos os ficheiros partilhados de determinada pessoa.

eMule
É provavelmente o “software” de “peer-to-peer” mais popular em Portugal. Permite uma ligação a servidores diferentes e é ideal para o “download” de albúns completos em formatos de compressão “rar” ou “zip”. Aqui encontra-se tudo desde música, filmes, programas, etc…

Pedro Gonzaga Nolasco