CDUP reconhece a grande degradação das instalações do Estádio Universitário e falta de capacidade funcional. FAP marca o dia de ontem com protesto.

Um dia de prática de desporto no Estádio Universitário marcou a posição dos estudantes quanto ao diferendo entre a reitoria e a o Centro Desportivo da Universidade do Porto (CDUP). A situação culminou em Novembro do ano passado quando a reitoria decidiu retirar ao CDUP o subsidio mensal de 28 mil euros e efectuar a transferência dos cerca de 20 funcionários que até então trabalhavam no centro desportivo para outras instalações da Uiversidade do Porto (UP).

A Federação Académica do Porto (FAP) queixa-se da degradação das instalações do Estádio Universitário e da pouca disponiblidade dos espaços do CDUP para o desporto universitário. Os estudantes acusam o centro de privilegiar o desporto federativo e afirmam que a actual situação prejudica gravemente os estudantes que são obrigados a procurar complexos privados de desporto, onde pagam cerca de 40 euros por hora. “O desporto federado não se pode sobrepor ao universitário”, afirmou ao JPN o presidente da FAP, Pedro Esteves.

CDUP não consegue responder aos estudantes

“Não temos conseguido dar resposta a situações como no passado, como a organização de torneios inter-universitários. Isso implica a necessidade de ter pessoal para a organização e acarreta muitos custos”, explica João Silva, vice-presidente do CDUP.

O responsável pelo CDUP explica que o problema reside no facto de os estudantes utilizarem as instalações por períodos muito curtos do ano. Dezembro e as épocas do ano favorecidas pelo bom tempo são as alturas mais procuradas para a organização de torneios. “Quando acabam as férias e os exames começam os estudantes não usam as instalações”, aponta. Esta é uma das razões pela qual o CDUP considera positivo a cedência do espaço ao desporto federado, já que este se mantém regularmente durante todo o ano.

Devido às actuais dificuldades do centro desportivo, a FAP chegou recentemente a acordo com a Câmara Municipal do Porto. A autarquia vai colocar ao serviço dos estudantes os seus espaços desportivos sempre que isso for possível.

Pedro Sales Dias