As cores das paredes do edifício na Rua Aníbal Cunha ilustram bem a idade de um dos cursos mais antigos da Universidade do Porto. Fundada em 1836, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto é a mais antiga faculdade da especialidade do país, uma responsabilidade que carrega às costas. A sua reputação é reconhecida além fronteiras e os seus licenciados são a prova viva disso mesmo.

A FFUP tem a seu cargo a licenciatura em ciências farmacêuticas, três cursos de mestrado, diversos planos de doutoramento e um curso de especialização em Análises Clínicas. Procura dar uma formação completa aos seus alunos, preparando-os para exercerem a sua actividade em novas vertentes das Ciências da Saúde, Ciências do Ambiente e Controlo de Qualidade.

O ambiente familiar entre alunos e direcção parece ser o segredo do bom funcionamento da faculdade.

Contudo, há alguns problemas: As aulas divididas por três edifícios distantes dificultam um pouco a vida aos alunos. As aulas teóricas e teórico-práticas são dadas na faculdade de Direito e um edifício anexo a Farmácia acolhe mais alguns laboratórios.

Este é um problema que terá solução a longo prazo com a criação de um novo edifício em conjunto com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. O projecto deve arrancar para concurso público muito brevemente.

Pedro Gonzaga Nolasco