Jorge Sampaio (Presidente da República Portugesa)

O Presidente da República, Jorge Sampaio, manifestou “as suas respeitosas saudações” ao novo Papa, fazendo votos para que o seu pontificado “represente um auspicioso contributo para a paz, o diálogo e a concórdia entre todos os seres humansos e povos do mundo”.

D. José da Cruz Policarpo (cardeal português)

“Vejo-o sobretudo como um homem que garantirá a continuidade da Igreja, uma realidade de tal maneira implantada e visível e que se tornou nos últimos tempos uma referência para religiões e culturas, sobretudo nas grandes causas como a defesa da paz, do homem, da dignidade humanidade, dos pobres”.

D. Serafim Ferreira e Silva (Bispo de Leiria-Fátima)

“[Joseph Ratzinger] tem muita cultura e vai abrir caminhos novos, apesar de haver algumas interrogações, dado que ele foi o Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé. (…) É muito aberto e muito dialogal. Acredito que vai ser um grande Papa para a Igreja Católica e para o mundo”.

Mário Soares (ex-Presidente da República Portuguesa)

“É um Papa muito conservador, ultra-conservador. Não prevejo que a Igreja vá ter a aquela abertura que se esperaria”.

Jacques Chirac (Presidente da França)

“A França, fiel à sua história e princípios que guiam a sua acção, vai continuar o diálogo de confiança que sempre manteve com a Santa Sé, em particular nas lutas comuns pela paz, justiça, solidariedade e dignidade humana.”

George W. Bush (Presidente dos E.U.A.)

“É um homem de grande sabedoria e cultura e um servidor de Deus”.

Gérard Schroeder (Chanceler alemão)

“É uma grande honra para a Alemanha. Bento XVI será um digno sucessor”.

José Luís Rodriguez Zapatero (primeiro-ministro de Espanha)

“Desejo manifestar o desejo do Governo espanhol de manter os laços históricos entre a Espanha e a Santa Sé e de cooperar com Sua Santidade durante o seu mandato”.

Isabel II (Rainha e Governadora suprema da Igreja Anglicana Inglesa)

A Rainha enviou uma “mensagem pessoal com os seus melhores votos”.

Carlo Azeglio Ciampi (Presidente de Itália)

“É um momento de alegria para todos os italianos”.

Guy Verhofstadt (primeiro-ministro da Bélgica)

“O Papa Bento XVI será confrontado com uma tarefa difícil, a de encontrar respostas para as questões existenciais com que a sociedade do século XXI está confrontada.”

Mary Mcaleese (Presidente da República da Irlanda)

“[O novo Papa] representa a esperança de uma maior unidade entre os povos. (…) A sua orientação e liderança por entre as complexidades da vida moderna serão cruciais”

Vicente Fox (Presidente do México)

“[Lembro] a relação extraordinária e magnífica entre o México e o Vaticano [e envio-lhe] um convite aberto e permanente a visitar o meu país]”.

Thabo Mbeki (Presidente da África do Sul)

“O Papa Bento XVI assume a liderança num período crítico em que a liderança e sabedoria colectiva do mundo, incluindo a da comunidade religiosa, são mais do que importantes para enfrentar os desafios da crescente pobreza e subdesenvolvimento que afligem muitos povos”.

Mohammed VI (Rei de Marrocos)

“[Exprimo] o desejo de trabalhar com o Papa na paz que se instaura no Médio Oriente”.

Anabela Couto