Primeiro dia da mostra teve boa afluência de público. A reitoria da UP espera ultrapassar os nove mil visitantes registados no ano passado.

Começou ontem a terceira mostra de ciência, ensino e inovação da Universidade do Porto (UP), no Pavilhão Rosa Mota. A mostra tem como “objectivo dar a conhecer a universidade, proporcionar aos visitantes um conhecimento alargado e mais profundo sobre os cursos que são ministrados na UP e tentar alargar esse conhecimento aos alunos do ensino básico e secundário”, afirma Paula Carvalho, do gabinete de comunicação e imagem da reitoria da UP.

A mostra teve ontem “uma adesão considerável e está a correr bem”, refere a responsável. A organização espera ultrapassar os nove mil visitantes registados no ano passado e o nível de qualidade patente já reconhecido nas anteriores edições da mostra.

O Pavilhão Rosa Mota é o palco de experiências interactivas que dão a conhecer as actividades de ensino, investigação e prestação de serviços desenvolvidos pela Universidade. A mostra conta com bancas das 14 faculdades da UP, bem como a representação de mais de 40 centros de investigação, associações de estudantes, associações de antigos estudantes e do Orfeão Universitário do Porto (OUP).

“Estamos a ter acompanhamento psicológico para escolha da profissão. E por isso viemos aqui. Estou a gostar desta exposição. Gosto mais da área das artes. Não tinha ideia de entrar na faculdade, mas esta exposição está a fazer me reflectir melhor”, refere Paulo Moreira do Marco de Canaveses. Outros têm uma opinião diferente: “Acordei cedo para aqui vir e não é nada de interessante”, afirma Vânia Vieira da Escola Básica 2/3 de Alpendurada. Apesar da falta de interesse revelada por alguns, são pelo menos dois mil os alunos do ensino secundário que visitarão a exposição à procura de uma vocação no ensino superior.

Medicina e Ciências da Nutrição atraem mais curiosos

A banca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) é um das que capta mais interesse nesta mostra. São muitos os jovens que se aglomeram em volta da banca desta faculdade, onde se podem fazer doseamentos de glicose, de colesterol e realizar algum aconselhamento. “[Na banca de] bioquímica temos experiências simples que podem até ser feitas nos laboratórios dos liceus. Podemos ver próteses e fazemos também exames oftalmológicos”, frisa Manuel Nuno Alçada, professor de Bioquímica na FMUP.

Outra das bancas de grande interesse é da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação (FCNA) onde se oferece pão e a possibilidade de controlar o peso dos visitantes numa balança.

A exposição da Universidade do Porto está patente no Pavilhão Rosa Mota até domingo, dia 24 de Abril das 10h00 às 23h00 e conta com um ciclo de conferências conduzidas por docentes e investigadores da UP.

Pedro Sales Dias