Depois do Governo ter decidido a subida de 3,7% dos preços dos transportes públicos, a STCP já anunciou o seu novo tarifário, que vai entrar em vigor a partir de 1 de Maio.

Nos passes, o preço do passe de estudante é o que mais sobe: custava 21,70 euros e vai passar a custar 22,60 euros por mês, uma subida de 4,15%. O aumento mais reduzido é o passe Rede Geral ABC, que vai subir apenas 1,85%, passando de 32,4 para 33 euros.

O tarifário da STCP para 2005 “reflecte um esforço de aproximação ao tarifário intermodal, fazendo incidir a maior percentagem de aumento nos bilhetes pré-comprados tornando esse aumento mais imperceptível nos passes”, refere em comunicado Juvenal Silva Peneda, presidente do Conselho de Administração da STCP. Por isso mesmo, os habituais compradores dos títulos pré-comprados vão ser os mais prejudicados com as novas tarifas. Os títulos T1 de 10 viagens, que custavam 5,60 euros, vão passar a custar 6 euros, e os títulos T1 de duas viagens sobem de 1,35 para 1, 45 euos, aumentos de 7,14% e 7,41%, respectivamente.

Os talões de passe com o novo tarifário já estão à venda nos postos de venda da STCP e nas máquinas de venda automáticas. A partir de terça-feira, 26 de Abril, passam a estar também disponíveis nos balcões dos CTT e em toda a rede de revendedores autorizados.

Miguel Conde Coutinho