Os supermercados da região Norte têm os preços mais baixos do país, revela um estudo da revista “Proteste”. A publicação da DECO comparou 63 mil preços de 550 estabelecimentos em 111 localidades um pouco por todo o país. A conclusão é imediata: uma escolha acertada pode permitir poupanças anuais próximas dos mil euros.

Braga e Porto lideram nas poupanças, enquanto que as cidades do interior como Guarda, Viseu, Beja e Bragança são consideradas como aquelas onde os preços são mais elevados. Um resultado que pode parecer estranho à primeira vista, mas que revela um facto que vem já sendo discutido há algum tempo: a escassez de oferta nas cidades menos povoadas do interior conduz a produtos mais caros.

O campeão dos preços baixos

O Intermarché de Guimarães é o mais barato de todos os estabelecimentos analisados pela “Proteste”. Já em Bragança, é o Feira Nova que ocupa a primeira posição enquanto o Jumbo de Vila Nova de Gaia tem os preços mais atractivos no Grande Porto.

Este estudo permitiu ainda perceber que uns metros acima ou abaixo podem fazer a diferença no orçamento familiar. A escolha pelos supermercados mais baratos pode gerar poupanças na ordem de centenas de euros anuais. Por exemplo, Faro, Lisboa e Setúbal são as regiões onde as variações de preços entre estabelecimentos são mais acentuadas.

Mariana Teixeira Santos