A Semana Nacional da Cerveja começou quinta-feira e tem como objectivo “chamar a atenção para algumas facetas menos conhecidas da cerveja, como, por exemplo, a sua origem agrícola, o seu valor nutricional e benefícios para a saúde de um consumo moderado e responsável”, segundo a Associação Nacional dos Produtores de Cerveja (APCV).

Para o secretário-geral da APCV, Francisco Gírio, em declarações ao JPN, a organização procura principalmente “valorizar a imagem da cerveja como bebida de convívio social para ser bebida exclusivamente com moderação” lembrando os diversos projectos que as empresas associadas à APCV têm levado a cabo para o efeito como a “Noite Segura” nas discotecas da Grande Lisboa, a criação de “sites” destinados especificamente a induzir o consumo responsável, como o www.serresponsavel.com por exemplo, o lançamento de novas marcas de cerveja sem álcool, entre outras.

Francisco Gírio diz ainda que “a cerveja, para além de ser a bebida com menor teor em álcool, é uma bebida de baixo valor calórico, produzida exclusivamente a partir de ingredientes agrícolas (cevada e lúpulo) e a sua composição em micronutrientes é relativamente rica e potencialmente benéfica à saude humana sempre que consumida de forma moderada por individuos saudaveis”.

De acordo com estudos de diversos organismos como o Instituto de Bebidas e Saúde (IBESA), a University College de Londres e a Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) o consumo moderado de cerveja pode ser benéfico para o organismo, podendo mesmo prevenir doenças como o cancro da mama, doenças cardíacas e alguns tipos de diabetes.

A cerveja, é constituída em cerca de 93% por água, responsável por grande parte das propriedades físico-químicas da bebida, como o aroma, o sabor, a limpidez, a cor e a espuma. No entanto, por conter álcool, a cerveja causa também alguma desidratação da qual o organismo se defende provocando uma sensação de sede. É por isso que a ingestão de bebidas alcoólicas deve ser acompanhada ou seguida da ingestão de água mineral.

Na Europa, segundo um estudo levado a cabo pelo Observatório do Álcool e das Drogas em mais de 30 países do continente europeu, tem vindo a aumentar, entre os jovens de 16 anos, o consumo de bebidas destiladas (vodka, whisky, gin, por exemplo) e não o de bebidas fermentadas, como o vinho e a cerveja.

Iniciativas integradas na “Semana Nacional da Cerveja”

Inseridas na “Semana Nacional da Cerveja” estão diversos eventos como a distribuição durante a semana de 20 mil folhetos em ginásios da Grande Lisboa e do Porto, divulgando o potencial contributo da cerveja, quando bebida em moderação, para um estilo de vida saudável e para uma dieta equilibrada, a cerimónia solene de entronização da Confraria da Cerveja, uma prova de degustação de cervejas exclusiva para mulheres, e uma conferência sobre o sector cervejeiro nacional. Para além disso, amanhã, quarta-feira, serão apresentados os resultados de estudos sobre os efeitos benéficos da cerveja na prevenção da osteoporose e o cancro da mama.

A “Semana Nacional da Cerveja” termina sexta-feira com a cerimónia da Confraria da Cerveja, na qual serão entronizados novos Confrades Cervejeiros, entre os quais se encontram Carlos Monjardino, Mafalda Arnauth e Júlio Isidro, “individualidades com particular destaque na vida pública portuguesa que, de alguma forma, apreciam a cerveja ou contribuem para a sua valorização e divulgação”, revela o secretário-geral da APCV.

A Confraria da Cerveja foi criada há dois anos, formada por “pessoas cervejeiras” pertencentes às empresas associadas da APCV, reunindo já cerca de uma centena de confrades e confreiras.

Daniel Brandão