Director do Grupo de Investigação no Iraque, Charles Duelfer, anunciou que não foi encontrada nenhuma arma de destruição em massa, ao contrário do que os Estados Unidos tinham denunciado.

Foi ontem colocado um ponto final na busca de armas de destruição maciça no Iraque. O inspector de armas da CIA, Charles Duelfer, foi o responsável pelo anúncio do fim das buscas do principal factor que motivou a invasão do Iraque pelas tropas americanas.

“Depois de mais de 18 meses, a investigação das armas e o interrogatório dos detidos por alegada ligação a esses arsenais estão esgotados”, referiu o responsável da CIA.

Sem provas do alegado projecto iraquiano para o fabrico de armas de destruição em massa, Charles Duelfer sublinhou que não faz sentido manter presos os suspeitos. Contudo, o responsável da CIA adianta que Saddam Hussein criou, de facto, um grupo de peritos no fabrico de armas de destruição maciça.

Esse grupo é agora alvo de redobrada preocupação porque poderá estar à procura de novo empregador, persistindo o perigo de “governos hostis ou grupos terroristas ou rebeldes “ tentarem conseguir o seu concurso, como preconiza Charles Duelfer.