Os tenistas Carlos Moya e Juan Carlos Ferrero disputam hoje, quinta-feira, a grande final antecipada de 2005. O confronto entre os cabeças-de-série espanhóis oferecerá ao vencedor uma vaga nos quartos-de-final do torneio masculino e, muito provavelmente, um lugar garantido na final do Estoril Open.

Para chegar a este duelo de compatriotas, Ferrero, 42º classificado do ranking ATP, sofreu muito mais que Moya e foi forçado a salvar dois “match-points” com o cipriota Marcos Baghdatis, antigo campeão mundial de juniores, para se manter no torneio.

Já Carlos Moya teve um embate muito mais tranquilo com o espanhol Félix Mantilla. Na sua quarta participação no torneio do Estoril, Moya bateu Mantilla com os parciais de 6-0 e 7-6, num encontro em que o vento voltou a condicionar de certa maneira a actuação dos dois tenistas em “court”.

Moya, actual nono classificado do ranking ATP, foi quem melhor se adaptou às condições. “Acho que não estou a jogar tão mal quanto isso. Penso que podia ter ganho com mais facilidade, mas também os últimos resultados não têm sido muito bons. Hoje, felizmente consegui fazer o meu jogo e será uma questão de tempo e confiança para que volte a jogar cada vez melhor”, adiantou Moya, ontem, no final do encontro.

O grande embate do quarto dia de competição no Estoril Open juntará no Court Central os vencedores de 2000 (Moya) e de 2001 (Ferrero). Se as estatísticas puderem criar vencedores antecipados, o título, certamente, não fugirá a Ferrero. Nos dez confrontos no circuito, o tenista de Valência venceu sete, quatro deles em torneios de terra batida.

Os números continuam do lado de Ferrero se falarmos dos confrontos entre os dois. Em 2001, após a vitória no Estoril, Ferrero aproveitou para bater Moya na final de Barcelona e, no ano seguinte, na final do Master’s Series de Indian Wells (Califórnia).

Já o número de títulos conquistados favorece Moya, que conta com 18 troféus conquistados contra 11 de Ferrero. Os dois podem gabar-se de já terem liderado o “ranking” mundial – Moya em 1999, e Ferrero em 2003.

Ainda na jornada masculina, o espanhol Tommy Robredo medirá hoje forças com o seu compatriota Santiago Ventura.

Jornada no feminino

No quadro principal feminino, o destaque do dia vai para Dinara Safina. A irmã de Marat Safin regressa hoje ao Court Central, para tentar o apuramento para os quartos-de-final, frente à ucraniana Katerina Bondarenko, uma das três repescadas do torneio de qualificação.

A vitória de ontem da tenista russa, segunda cabeça-de-série, foi um belo presente de aniversário. Dinara Safina, no mesmo dia em que completou 19 anos, impôs uma concludente vitória à luxemburguesa Claudine Schaul.

Mariana Teixeira Santos