Como é que está a decorrer a preparação para a “Menina do Mar”?

Sem dúvida nenhuma muito exaustiva, mas compensatória. Estamos numa forma física fantástica e estamos mesmo contentes por chegarmos aqui ao Porto e podermos oferecer esta peça às crianças.

Qual é a reacção que esperam receber das crianças do Porto?

Sinceramente, espero ter um bocadinho de tudo. Desde o silêncio, da estupefacção e do esplendoroso do espectáculo. E ao mesmo tempo, no final, uma grande explosão de alegria. Estou convicto de que será uma primeira experiência para muitas crianças e será inesquecível, o que fará com que elas tenham uma boa recordação do que é o teatro.

É muito diferente preparar a “Menina do Mar” e a “Rainha do Ferro Velho”

É completamente diferente. Com o público adulto devemos ter as mesmas preocupações que temos com as crianças, mas com estas ainda mais, porque é sem dúvida nenhuma o público mais cruel. É aquele público que é sincero. Se for preciso, falam durante o espectáculo, começam a brincar e lá vai o espectáculo à vida…

É o único actor do Porto a participar na peça. Sente algum carinho em especial por estar a representar na sua terra Natal?

(Risos) Sinto, porque, apesar de ser de cá, nunca actuei num palco do Porto.
Fiz peças para crianças quando comecei a estudar. Tinha entrado em Radiologia, quando fiz o 12º ano. Disse aos meus pais que estava a estudar mas fui fazer marionetas pelas escolas do Poto. Agora, passados vários anos, consegui por fim chegar a um palco do Porto e oferecer qualquer coisa ao público do Porto!

meninadomar_second_caranguejopolvopeixe.jpg

Nesta estreia, há muito “nervoso miudinho”?

Eu estou a suar! Vocês já devem estar com os sapatos molhados! (Risos) Mas há bastante nervoso miudinho!

Por que razão adiaram a estreia desta peça?

Porque estamos a dar o nosso melhor para que nada possa correr mal e para que isto possa durar no máximo de tempo possível, pelo menos até ao final do ano lectivo.

A presença de Filipe La Féria é para vocês um incentivo?

O Filipe La Féria é “ominpresente para nós”! É quase um deus! (Risos) Ele sabe de tudo mesmo que não esteja cá. Ele é incrível. Ele controla tudo, tem uma mente fantástica. Realmente é um homem capaz de controlar cinco, seis, ou mesmo dez peças ao mesmo tempo. O facto de ele estar aqui é ao memos tempo um consolo, porque ele é um mestre, é um amigo, é tudo o que uma pessoa pode esperar de quem nos dirige e de quem faz a magia que ele faz!

Quer lançar o repto para que o público mais pequeno do Porto venha conhecer a Menina do Mar?

Venham! A “Menina do Mar” está à vossa espera! O caranguejo, o peixe, o polvo, os búzios, a nossa poetiza, o golfinho, o Rei do Mar, a gaivota, os cavalos marinhos e a nossa terrível grande raia estão à vossa espera para vos captar, agarrar e, quem sabe, levar para um mundo imaginário durante uma horinha. Irão ficar com essa recordação para sempre!

Diana Fontes
Hugo Manuel Correia