Inspirada nos slogans que se ouviam nas ruas, a canção nasceu nos primeiros dias da onda de contestação que varreu o país. Por um motivo, que até a banda desconhece, em poucos dias “Razom nas bahato, nas ne podalaty” (“O povo unido, jamais será vencido”) chegou às ruas de Kiev e tornou-se um dos hinos da Revolução a favor de Yuschenko.

Muitos reconhecem que foi devido a esta popularidade que a canção conseguiu ficar à frente das 75 a concurso. Ao longo de 15 eliminatórias, que se estenderam de Outubro a Fevereiro, coube ao público decidir quem passaria à final. Na final, a banda conseguiu 2276 pontos, atribuídos por televoto e SMS. Em segundo lugar ficou a cantora Ani Lorak com 1952 pontos.

Uma vez que a canção tinha um cunho marcadamente político, a UER (Unidade Europeia de Radiodifusão) aconselhou a banda a mudar a letra de forma a retirar o apoio explícito àquele que viria a ser o Presidente da Ucrânia. O título continua a ser o mesmo e alguns dos versos têm ainda uma mensagem de revolução e de liberdade. Ainda assim, os membros da banda consideram que “Razom nas bahato” “não é uma canção política”. “Queremos que esta canção se torne um hino de liberdade para os povos de todo o mundo”, afirmam ao JPN.

Uma forma de se abrir à Europa

A Ucrânia foi o país vencedor do Concurso Eurovisão da Canção de 2004.

O festival foi dividido em duas eliminatórias, uma final e uma semi-final, devido ao número recorde de 36 participantes. Ruslana Lyzchico, com a canção “Wild Dances”, confirmou desde início o seu favoritismo. Na semi-final, ficou no segundo lugar, atrás da Sérvia e Montenegro, mas na final as posições inverteram-se e “Wild Dances” sagrou-se vencedora.

Depois da vitória, é agora tempo de preparativos na capital Kiev porque mandam as regras que o país vencedor organize o espectáculo do ano seguinte. A Ucrânia vê no Festival da Eurovisão uma boa forma de se mostrar à Europa e ao Mundo, agora que inicou um processo de democratização e modernização. A semi-final é já no próximo dia 19, quarta-feira, e a final realiza-se no dia 21.

Luís André Florindo