Saber onde, quando e a que horas do dia ocorrem os crimes no Porto será o trabalho a desenvolver pelo Observatório de Riscos Urbanos que irá nascer na cidade. Esta manhã, foi assinado um protocolo para a criação de um Observatório de Riscos Urbanos entre o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, e o presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Cândido da Agra.

O observatório deriva do projecto “Porto Feliz” e será desenvolvido pela Escola de Criminologia daquela faculdade. O trabalho passará pela recolha de dados estatísticos sobre a criminalidade no Porto, em termos de variáveis de tempo e espaço para posterior análise científica. “Isto permite cartografar o crime na cidade para que depois possa haver uma intervenção da polícia muito mais racional e não ao acaso”, explicou Cândido da Agra aos jornalistas.

A radiografia da criminalidade da cidade ainda irá demorar para surgir. Cândido da Agra frisou que agora as questões logísticas terão de ser tratadas, apesar de já existirem alguns meios técnicos, quer por parte da faculdade quer por parte da câmara que permitem o ínicio dos trabalhos.

“A ideia será concorrermos a fundos do Ministério da Ciência e do Ensino Superior que abriu uma linha para a definição de políticas sociais com base no conhecimento científico”, adiantou Cândido da Agra.

Rui Rio reafirmou que a sua grande prioridade sempre foi a inclusão social e declarou que a assinatura deste protocolo é mais um passo no caminho para ter mais segurança na cidade. “Aquilo que acabamos de criar permite que tenhamos a nossa actividade acompanhada pelo tratamento científico e com isto estamos a lutar por uma cidade cada vez mais segura”, referiu o presidente.

Rui Rio reiterou que este foi o protocolo mais importante que assinou no seu mandato, justificando que só é possível fazê-lo agora “porque só agora é que estão reunidas as condições para lançar um projecto sustentável”.

Inicialmente, os dados do programa “Porto Feliz” serão trabalhados pelo Observatório de Riscos Urbanos, o que irá permitir tirar conclusões a curto-prazo sobre o índice de criminalidade na cidade.

Milene Câmara