“O Sindicato dos Jornalistas (SJ) é necessário para defender a profissão, mas tem-se vindo a descredibilizar”. Para António Granado, o exemplo máximo dessa descredibilização é o facto de uma jornalista do “Avante”, o jornal oficial do PCP, estar na direcção do SJ. O jornalista do Público falou também do aumento dos “numerus clausus”, nos cursos de jornalismo. No decorrer da sua intervenção nas jornadas da licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação (JCC), António Granado sublinhou ainda que os cursos privados de jornalismo têm “numerus clausus” muito superiores em relação aos cursos públicos.

O jornalista do Público foi um dos convidados das sessões paralelas de hoje de manhã das jornadas. A conversa contou também com Nelson Traquina, professor da Universidade Nova de Lisboa, Rogério Santos, da Universidade Católica Portuguesa, e Helder Bastos, professor do curso.

Nelson TraquinaO professor da Universidade Nova de Lisboa também se referiu ao Sindicato dos Jornalistas. Nelson Traquina lamentou “a pouca importância que o sindicato tem dado à formação académica”, acrescentando que “a média de entrada para jornalismo é muito alta, pelo que a qualidade dos alunos é também muito elevada”. Nelson Traquina não percebe por isso “a vontade do Sindicato em denegrir os cursos de jornalismo”.

“I have a dream”

Foi desta forma que Nelson Traquina inicou a sua apresentação aos alunos que assistiam à conferência. O professor da Universidade Nova de Lisboa manifestou o desejo de que “um dia todos os jornalistas sejam licenciados em jornalismo”. Contudo, mais tarde, sublinhou que “a formação em jornalismo não deve ser o caminho exclusivo para se entrar na profissão, porque a redacção beneficia com outros contributos, mas deve ser a via principal”.

Nelson Traquina falou também da paixão que é necessário ter pela profissão para se conseguir exercê-la. “É difícil acordar todas as manhãs e ser-se jornalista sem essa paixão”, disse.

Andreia Ferreira
Fotos: Joana Beleza e Liliana Rocha Dias