O JPN continua a sua viagem em descoberta das várias faculdades da Universidade do Porto (UP) e desta feita foi conhecer a Faculdade de Nutrição e Alimentação (FCNAUP). A mais recente faculdade da UP foi a primeira a surgir na área das ciências da nutrição em Portugal. “Fomos pioneiros em Portugal”, afirma o vice-presidente do Conselho Directivo da FCNAUP, Pedro Moreira.

As origens da instituição remontam ao curso de Nutricionismo da UP, criado em 1976, que conferia o bacharelato em Nutricionismo. Foi apenas em 1999 que o anterior instituto adquiriu o estatuto de faculdade. Em Julho desse mesmo ano, foi aprovada a actual designação: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Quase 30 anos depois Nutrição continua em “barracos”

É a mais jovem de todas as faculdades da academia, mas nem por isso goza de instalações novas. A faculdade mais recente vive, ou sobrevive, em instalações antigas. Os alunos sentem-se injustiçados pela actual situação. “Pagamos as mesmas propinas, mas vivemos em barracos”, acusa a presidente da Associação de Estudantes da FCNAUP, Susana Guilherme.

O início da construção das novas instalações está previsto para o final de 2006. “Não será exagerado se dissermos que chegou a nossa hora. Ficamos para o fim. Não tivemos a sorte que os outros tiveram”, refere Pedro Moreira.

“Uma faculdade apaixonante e gratificante”

Apesar das más condições, Pedro Moreira considera que existe um bom ambiente entre os alunos e entre os professores. O professor considera que a FCNAUP é “uma faculdade apaixonante e gratificante para além de jovem e empreendedora”. É opinião geral que os recém licenciados da faculdade saem bem formados e têm grande sucesso, com uma taxa de empregabilidade superior a 90%.

Susana Guilherme é céptica em relação ao processo de Bolonha: “Colocamos Bolonha em questão. Até que ponto faz sentido?”. Já o vice-presidente do Conselho Directivo da FCNAUP diz não saber muitas coisas em relação a Bolonha, sendo importante que “não seja apenas um ‘labeling’. Bolonha não pode ser apenas um nome, tem de significar mudanças a sério”.

Apesar de jovem a FCNAUP tem já alguma história. O espírito jovem e empreendedor que se vive na faculdade é o mote de muitas iniciativas. Inicia-se aqui a descoberta do mundo da nutrição.

Texto e foto: Pedro Sales Dias