John Mills, galardoado com o Óscar de Melhor Actor Secundário em 1970 pela sua actuação no filme “A Filha de Ryan”, morreu, este sábado, aos 97 anos de idade, de acordo com fonte do seu gabinete pessoal.

O actor britânico fez parte do elenco de cerca de uma centena de filmes, entre os quais “Bean”, com Rowan Atkinson, e “Hamlet”, onde contracenou com Kenneth Branagh.

Entre o leque de famosos ao lado dos quais Mills encheu a tela dos cinemas, destacam-se Robert Mitchum, Madonna em “Who’s that Girl” e Ben Kingley em “Gandhi”, filme onde o actor foi dirigido pelo celebre realizador Richard Attenborough.

A carreira do famoso actor britânico, que nasceu em 1908, prolongou-se durante mais de 70 anos. Mills apareceu pela última vez no cinema em 2003 com a película “Bright Young Things”, dirigido pelo comediante britânico Stephen Fry.

O primeiro-ministro inglês, Tony Blair, descreveu o como “um grande actor, um verdadeiro cavalheiro e um amigo fiel, alguém que nos fazia ter orgulho em sermos ingleses”.

O funeral do actor John Mills realiza-se hoje na Igreja de St. Mary, perto da sua terra natal, Denham, Buckinghamshire.

Pedro Sales Dias
Foto: BBC