A embaixada da Indonésia em Camberra, na Austrália, foi hoje, quarta-feira, encerrada depois de receber um envelope suspeito com um pó que contém um bacilo da mesma família de bactérias que está na origem da doença do carbúnculo, disse o primeiro-ministro australiano, John Howard.

Apesar da agitação que se viveu hoje na representação diplomática indonésia em Camberra, o responsável australiano pela saúde na capital australiana, Charles Guest, já afirmou que seria bastante improvável que a bactéria em causa fosse perigosa. “Agora as bactérias estão em todo o lado no universo, por isso este caso não é particularmente significante”, afirmou Charles Guest. “Contudo há uma hipótese remota de isto ser algo realmente ameaçador e, neste momento, estamos mesmo a fazer testes para averiguar essa possibilidade”, assegurou o responsável.

Entretanto, os funcionários da embaixada já estão a ser descontaminados. O ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Alexander Downer, afirmou que os 22 funcionários ficarão isolados durante 48 horas.

Downer não tem dúvidas em relacionar o envelope com as reacções na Austrália à condenação de Schapelle Corby, uma esteticista australiana de 27 anos. A jovem foi condenada, em Bali, a 20 anos de prisão por tráfico de droga, na passada sexta-feira.

O primeiro-ministro John Howard já lamentou o incidente afirmando que “prejudicará fortemente, aos olhos de muitos indonésios”, “as relações” entre os dois países “e não vai certamente ajudar Schapelle Corby”.

Mariana Teixeira Santos
Foto: ABC