Portugal sofreu, mas garantiu o apuramento para a final do Torneio de Toulon. Um golo de Sérgio Organista foi suficiente para a passagem dos sub-20 nacionais ao jogo decisivo da prestigiada prova juvenil de selecções.

Foi feia a partida que opôs a turma de Rui Caçador ao segundo classificado do Grupo A, facto que levou, inclusive, à expulsão de Amoreirinha e do mexicano Villa.

Portugal chegou às meias-finais após três vitórias e sem ter consentido qualquer golo, facto que fazia pender o favoritismo do encontro para o lado nacional. Todavia, só a partir da marca de grande penalidade é que o onze de Caçador logrou mexer no marcador.

A meio da primeira parte, o médio dragão Sérgio Organista converteu em golo um castigo máximo assinalado por falta sobre João Moreira. Todavia, o tento só acentuou a pobreza da partida, em muito prejudicada pelo estilo quezilento do conjunto americano.

Com o descanso, mudou a postura mexicana. Agora era a turma nacional a remeter-se à defesa, perante um adversário que assumiu a condução do encontro e passou a actuar mais perto da baliza de Christopher. Foram muitas as situações de perigo junto da área nacional, com especial destaque para uma grande penalidade que ficou por assinalar e para um lance que o ataque mexicano desperdiçou na última jogada da partida.

Mesmo tendo passado por maus bocados, a equipa de Rui Caçador continua sem sofrer golos e está apurado para a final de Toulon, que se disputa sábado. França e Inglaterra discutem quem acompanhará a turma nacional no encontro decisivo.

André Viana