Com as Feiras do Livro de Lisboa e Porto a decorrer, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) apresenta o projecto APEL Digital. Consiste numa base de dados com o registo de título e autor de todas as publicações portuguesas, tornando possível a pesquisa “online”, e estará disponível na Internet na próxima semana. O projecto é hoje apresentado, pelas 18h30, no auditório da Feira do Livro do Porto.

O site da APEL informa que este projecto pretende “conseguir disponibilizar mais informação, de um modo dinâmico e contínuo, bem como tornar muito mais célere todo o modelo de interacção da estrutura associativa com os seus associados e o público em geral”.

Deste modo, todos os livros, portugueses ou estrangeiros, publicados no nosso país podem ser encontrados, de forma rápida e fácil, “online”. A APEL Digital quer assim tornar-se uma ferramenta indispensável no quotidiano dos profissionais do livro.

A concretização desta base de dados saldou-se em 370 mil euros, dos quais a APEL financiou 40%, sendo o restante financiamento assegurado pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI).

Andreia C. Faria