150 bibliotecas públicas vão estar interligadas pela Internet, numa iniciativa do IPLB.

O Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB) anunciou a ligação de 150 bibliotecas públicas através da Internet. O projecto chama-se “Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas” e visa tornar mais rápido e fácil o acesso gratuito às colecções.

O IPLB, responsável pela iniciativa, prevê ainda o acesso público gratuito em banda larga e a criação de serviços interactivos, de modo a promover a leitura e dar resposta às necessidades dos leitores. Com este projecto, as bibliotecas públicas passam a trabalhar em rede a partir de uma plataforma tecnológica comum.

Serão instalados, nas 150 bibliotecas públicas com que o projecto arranca, mais computadores com acesso à Internet e os utilizadores podem ainda aceder à Internet sem fios através de computadores portáteis. O público tem à disposição ferramentas de pesquisa de catálogos, reserva e empréstimo de documentos e troca de informação entre os utilizadores.

O projecto Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas é apresentado hoje na Torre do Tombo, em Lisboa, numa cerimónia em que estarão presentes a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago.

Andreia C. Faria