A pele tão branca como a neve, o cabelo tão negro como o carvão e os lábios tão vemelhos como o sangue… “Branca de Neve” em sapatinhos de ballet recriou o mundo encantado dos irmãos Grimm, ontem, terça-feira, à noite, no Teatro Rivoli, no Porto.

O palco do Rivoli transformou-se no conto de fadas que habita as nossas memórias de infância. Recorrendo a jogos de luz e cor, num cenário que recriou o palácio da princesa Branca de Neve, a floresta e a casinha de madeira dos sete anões, os bailarinos encarnaram as personagens da história.

O espelho é o elemento que mais se destaca no conjunto da peça. Nos momentos mais dramáticos, irrompe no palco. A iluminação e a música transforma-se: “Espelho, espelho meu, quem é mais bela o que eu?”. A bruxa, numa obsessão pela suprema beleza, vê Branca de Neve reflectida no espelho.

Depois da tentativa frustrada com o caçador, a madrasta seduz Branca de Neve com uma maçã envenenada. Mas, tal como a história original, também aqui há um final feliz: depois do beijo que ressuscita Branca de Neve, o casamento com o Príncipe.

Bailarino de luxo

Interpretada pelo Centro de Dança do Porto, a peça é uma versão inédita criada pela coreógrafa e directora da escola, Teresa Vieira, a partir da história original dos irmãos Grimm.

Com música de Glazunov, esta produção conta com a participação de cerca de 130 bailarinos em palco, entre os quais o solista convidado, José Garcia Ceballos, que encarna a personagem do Príncipe. Do Ballet de Saragoça, de Espanha, José Ceballos “é um excelente profissional de elevado nível técnico e já dançou como figura principal em variadas obras do repertório contemporâneo”, comentou Teresa Vieira ao JPN.

“Branca de Neve” estreou em Dezembro, no Teatro do Campo Alegre, com seis récitas completamente esgotadas.

Ontem, o espectáculo não encheu o grande auditório do Rivoli: 650 pessoas para uma sala com capacidade para 850. Joana Tavares, da organização do Teatro Muncipal, considera que “foi um bom resultado” já que não é uma estreia e que a intérprete brasileira Adriana Calcanhoto também tinha um espectáculo marcado para o mesmo dia, no Coliseu do Porto. Segundo a mesma fonte, espera-se igual adesão para hoje.

“Branca de Neve” vai estar no Rivoli, pela última vez, hoje à noite. O espectáculo tem início às 22h00.

Salomé Pinto da Silva
Fotos: DR e Salomé Pinto da Silva