“O Poeta na Rua” foi a antologia que valeu a António Ramos Rosa o galardão do Grande Prémio Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta é a primeira edição do prémio, que será atribuido de dois em dois anos.

O júri, constituído por Manuel Castro Almeida, José Manuel Mendes e pelo professor Carlos Sousa, decidiu atribuir o galardão a António Ramos Rosa pelo “percurso invulgar e fulgente de um autor cuja vida tem sido por inteiro doada à escrita poética”.

O galardão tem o valor pecuniário de 10 mil euros e foi instituído pela Câmara Municipal de São João da Madeira e pela Associação Portuguesa de Escritores. A cerimónia de entrega decorrerá em S. João da Madeira, em data ainda a determinar pela organização.

António Ramos Rosa tem 80 anos e é considerado um dos mais importantes autores portugueses contemporâneos. Natural de Faro, o poeta e ensaísta dedicou-se a publicações como a “Seara Nova”.

Foi director das revistas “Cadernos do Meio-Dia”, “Árvore” e “Cassiopeia”. Em 1960 publicou aquela que é, porventura, a mais célebre das suas obras, “Viagem Através duma Nebulosa”.

Andreia C. Faria
Foto: Instituto Camões