As projecções são feitas ao ar livre e daí a designação Cinema Fora do Sítio. A iniciativa parte da Faro Capital Nacional da Cultura, e tem lugar entre Julho e Agosto. Ao todo, são 30 sessões, todas com entrada livre e a começar às 22h00.

O objectivo principal do programa é levar cinema a localidades algarvias que ainda não dispõem de salas, como acontece em áreas do interior e litoral ocidental da região. Os filmes serão exibidos em locais não preparados para o efeito, mas a organização garante que a escolha das películas foi feita tendo em conta essa limitação. Largos de igrejas, campos de futebol ou recreios de escolas serão espaços adaptados de improviso para acolher a sétima arte no Algarve.

“Mar Adentro”, de Alejandro Amenábar, que recebeu o Óscar de melhor filme estrangeiro, ou “Há Festa na Aldeia”, de Jacques Tati, são dois dos filmes que integram o cartaz de Cinema Fora do Sítio.

Cinema com Música ao Vivo completa o programa, com a exibição de “O Garoto de Charlot, em sete localidades de concelhos diferentes. O filme, realizado por Charles Chaplin, será acompanhado pela música que o contrabaixista Zé Eduardo (que, no passado sábado, abriu a temporada de Jazz no Parque, na Fundação Serralves, no Porto) compôs para uma banda jazz constituída por sete jovens instrumentistas.

Ana Correia Costa