Sorteio da Superliga ditou um Sporting-Benfica logo à terceira jornada. Descem quatro clubes no final da temporada.

Realizou-se ontem, quinta-feira, na Figueira da Foz, o sorteio dos campeonatos profissionais de futebol. Na Superliga, 18 clubes ficaram a conhecer a distribuição dos desafios que têm de enfrentar entre 21 de Agosto de 2005 (a data deve ser alterada em função das transmissões televisivas) e 7 de Maio de 2006.

Na jornada inaugural, o Benfica desloca-se a Coimbra. FC Porto e Sporting estream-se em casa, com os dragões a receberem o recém-promovido Estrela da Amadora (que detém, por empréstimo, os portistas Bruno Vale e Paulo Machado). Em Alvalade há duelo lisboeta, com a turma de Peseiro a receber o Belenenses.

Quanto a jogos grandes, Sporting e Benfica encontram-se em Alvalade à 3ª ronda. Os encarnados passam pelo Dragão à 7ª jornada. Em Dezembro é a vez do Sporting visitar o FC Porto.

O Benfica fecha a competição em Paços de Ferreira, os leões recebem o Braga na ronda final e o FC Porto faz o último jogo no Bessa, palco que consagrou os encarnados em 2004/2005.

Quatros clubes são despromovidos

Quatro equipas vão descer no final da temporada com a alteração dos quadros competitivos. Vista como urgente na remodulação do campeonato português, a medida é controversa. Luís Castro, treinador do Penafiel, revela dificuldade em compreender a tendência.

“Custa-me compreender que um país como o nosso, que teve um campeão europeu, um vencedor da Taça UEFA, uma selecção vice-campeã da Europa aposte na redução de clubes, quando os campeonatos-referência têm vinte equipas. Espantam-me que os treinadores não sejam ouvidos neste processo”, afimou o técnico esta semana.

André Viana