“Harry Potter and the Half-Blood Prince”, o sexto volume da saga criada por JK Rowling, chegou às livrarias de todo o mundo à meia-noite de hoje. O livro ainda não está traduzido para português, mas a versão inglesa da editora Bloomsbury (a única disponível por enquanto) pode ser encontrada nas livrarias Bertrand e Bulhosa de todo o país e na FNAC do Chiado.

A Bloomsbury colocou no mercado duas edições do livro: ambas têm 608 páginas e textos semelhantes, mas apresentam capas diferentes, uma considerada para adultos, outra para crianças – a provar que o fenómeno Harry Potter é destinado ao público de todas as idades. A primeira edição tem uma tiragem de 10 milhões e 800 mil cópias nos Estados Unidos.

A versão portuguesa portuguesa só chega aos escaparates em Outubro, com a chancela da Editorial Presença. Isabel Fraga, Manuela Madureira, Isabel Nunes e Alice Rocha são os tradutores.

O segredo é a alma do negócio

Em todo o mundo, as livrarias preparam-se para uma procura massiva do novo volume da saga do pequeno feiticeiro, já que o livro está disponível a partir das 00h00 de hoje.

Os responsáveis pelo lançamento de “Harry Potter and the Half-Blood Prince” tomaram medidas de segurança de modo a evitar que, como sucedeu com volumes anteriores da colecção, o enredo fosse tornado público ou o livro estivesse disponível antes da data prevista.

A verdade é que a Raincoast Books Ltd., responsável pela edição do livro no Canadá, colocou à venda, na semana passada em Vancouver, 14 exemplares da obra. A transgressão deu lugar a uma ordem judicial que obrigou à devolução de todos os exemplares.

Também em Nova Iorque um fã do feiticeiro teve acesso indevido ao livro. Sylum Mastropaolo, de nove anos, comprou “Harry Potter and the Half-Blood Prince” numa loja em que o exemplar se encontrava à venda por engano. O livro também já foi devolvido.

O “site” harrybooks.info (entretanto fechado) disponibilizou uma obra em “e-book” que seria alegadamente o livro.

Os episódios atestam a expectativa com que o livro é aguardado em todo o mundo pela legião de admiradores que o pequeno feiticeiro amealhou ao longo de vários anos, desde a publicação de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, cuja primeira edição teve uma tiragem de 50.000 exemplares nos Estados Unidos.

A juntar ao novo volume da saga, os admiradores de Potter podem ver ainda este ano no grande ecrã “O Cálice de Fogo”, adaptação cinematográfica do anterior livro de JK Rowling. O filme tem estreia prevista para 24 de Novembro.

Andreia C. Faria
Foto: DR