Cinco autores portugueses integram a colectânea poética “El Verbo Descerrajado”, que tem como objectivo denunciar a situação dos presos políticos no Chile.

“El Verbo Descerrajado” é composto de poemas de escritores de várias nacionalidades e será lançado no Chile na segunda quinzena de Julho. António Barbosa Topa, Helena de Sousa Freitas, João Sevivas, Marília Gonçalves e Viriato Teles são os poetas portugueses participantes.

A inciativa parte da Associação Latino-Americana de Poetas e as Edições Apostrophes, que convidaram 76 poetas de diversas nacionalidades para mostrarem o seu descontantamento com a situação dos presos políticos.

Os cinco presos com que este livro se solidariza estão encarcerados há 14 anos devido à participação num golpe de Estado que tentou derrubar o regime de Augusto Pinochet.

Hardy Peña Trujillo, Claudio Melgarejo Chávez, Fedor Sánchez Piderit e Pablo Vargas López foram presos durante o primeiro governo democrático chileno, mas foram julgados ao abrigo de uma lei, datada do período da ditadura, que visava reprimir a oposição.

O “site” das Edições Apostrophes informa que “El Verbo Descerrajado” é uma forma de diálogo com “Balada de la Cárcel de Alta Seguridad”, livro escrito pelos presos políticos. Em Maio desta ano, os presos iniciaram uma greve de fome que durou 50 dias, como forma de protestar contra a sua situação.

Andreia C. Faria