Co Adriaanse tinha avisado e Leo Lima parece não ter mudado de comportamento. Reprimido durante o treino matinal de sexta-feira, o médio brasileiro já deixou a comitiva portista que estagia na Holanda e deve procurar novo clube. Contratado em Janeiro deste ano ao Marítimo, o organizador de jogo nunca se afirmou no FC Porto e era um dos jogadores a observar pelo novo técnico.

Hoje, terça-feira, o clube confirmou que Leo Lima não vai integrar a estrutura final do plantel azul e branco, seguindo de imediato para Portugal. Sexta-feira, o jogador foi reprimido pelo treinador durante o treino. Visivelmente irritado, o técnico holandês aproximou-se do atleta e protagonizou o momento mais quente do estágio do FC Porto.

“Léo Lima! Só queres fazer golos e perdes sempre a bola. Já é a segunda vez que te aviso. Tens um colega ao lado, passa a bola!”, disse Adriaanse ao brasileiro, na primeira reprimenda.

Minutos mais tarde, o treinador voltou a dirigir-se ao ex-Marítimo: “Léo Lima! Não fazes nada! Ai é para ficar parado? Assim não vais lá. Tens de te mexer. Que jogador é que estás a marcar? És um médio, tens de marcar! Assim não podes jogar futebol onze contra onze”, concluiu Adriaanse.

Médio tecnicamente dotado, Leo Lima deixou boas impressões na Madeira mas falha a segunda grande oportunidade na Europa, depois de ter ingressado no futebol búlgaro, onde não se conseguiu adaptar.

Com a dispensa do brasileiro, Co Adriaanse faz a primeira selecção no lote de atletas a vender ou emprestar. Sabe-se que o holandês quer um plantel de 24/25 jogadores e, contando com uma ou duas chegadas, há cerca de dez atletas a dispensar. Jan Kromkamp, defesa-direito do AZ, continua a ser pretendido pelos dragões.

André Viana