Isabel Pires de Lima e Carmen Calvo, ministras da cultura de Portugal e Espanha, respectivamente, anunciaram ontem à tarde no Convento da Madredeus, em Lisboa, a criação do maior prémio artístico ibérico.

O galardão, no valor de 120 mil euros, terá uma frequência bianual e será atribuido a uma personalidade “absolutamente indiscutível” da cultura hispano-portuguesa.

As duas ministras anunciaram ainda que Portugal e Espanha vão apresentar candidaturas comuns a programas comunitários. Isabel Pires de Lima e Carmen Calvo prometem prestar especial atenção à arte contemporânea.

Para o próximo ano, está já agendada a Semana da Cultura Espanhola em Portugal. Em 2007, o evento deve repetir-se, desta vez em Espanha. A ministra portuguesa da Cultura quer levar a Barcelona uma mostra do arquitecto Siza Vieira e outra de Artes Plásticas ao Museu do Prado, em Madrid.

Durante o anúncio do prémio não foi adiantada a quantia que Portugal vai investir, mas Pires de Lima afirmou que “o envelope financeiro está decidido”.

Seguir o exemplo espanhol

Isabel Pires de Lima disse que o nosso país deve seguir o exemplo espanhol. Para a ministra da Cultura, “as boas práticas de Espanha”, nomeadamente os programas Media e Cultura 2000 e o Plano Nacional de Leitura de Espanha, que obtiveram bons resultados, devem ser aproveitadas.

A ministra espanhola, Carmen Salvo, defendeu também uma “abertura total entre Portugal e Espanha na área da criação e intercâmbio cultural”.

Para além da criação de um prémio artístico conjunto, Portugal e Espanha vão unir-se na promoção do cinema ibérico e no combate à pirataria.

Os pormenores desta parceria serão anunciados durante a Cimeira Ibérica, que se realiza até ao final deste ano em Évora.

Andreia C. Faria
Foto: Ana Correia Costa/Arquivo JPN