É já a nona edição do Festival Sudoeste que vai começar hoje na Zambujeira do Mar. O maior festival de Verão português, com uma afluência média de 50 mil pessoas por ano, inicia-se hoje às 20h00.

Este ano o festival conta com três palcos, o principal (também chamado palco TMN), o Planeta Sudoeste e o Positive Vibes. É, por isso, o maior Sudoeste de sempre, reafirmando a sua posição de maior festival de massas português. A organização espera que seja a maior edição de sempre em termos de público e garante que o número de bilhetes vendidos em antecipação é já o triplo do ano passado.

Hoje, quinta-feira, a música começa no Palco TMN com Júnior, o grupo de hip-hop vencedor das TMN Garage Sessions. O Gato Fedorento vai estar no palco Planeta Sudoeste a animar os festivaleiros, enquanto no Palco TMN tocam os Orquestra Imperial, depois de já terem lá estado os Expensive Soul e o pianista Domingos António.

No Planeta Sudoeste o resto da noite é feita à base de “electroclash” com Fischerspooner e Ladytron. Por outro lado, no Palco TMN a noite é de reggae e hip-hop, com Patrice e Sean Paul.

No dia 5, sexta-feira, é que o festival vai ter o seu primeiro dia em grande. São três palcos a funcionar das 17h00 até ao fim da noite. Um dos nomes a destacar para este dia são os Kasabian, a banda britânica que vem com apenas um álbum na bagagem, mas que tem feito furor na cena do novo rock. Os Oasis, uma das maiores bandas britânicas da década de noventa, voltam ao Sudoeste depois de uma atribulada passagem pelo festival alentejano em 2000, para apresentar o novo álbum, “Don’t believe the truth”, considerado o seu melhor desde “(What’s The Story) Morning Glory?”. O Palco TMN recebe também os brasileiros Skank, os K-OS e os Da Weasel.

Mas o verdadeiro destaque desta noite vai para o palco Planeta Sudoeste. Com Devendra Banhart (na foto), o maior nome do movimento “free folk” a voltar a Portugal depois de ter estado entre nós em Outubro em Santa Maria da Feira, num concerto tão memorável que o próprio Devendra decidiu criar uma canção com o nome da cidade para o seu novo álbum, “Cripple Crow”, a editar em Setembro. A seguir aos Maximo Park, há um “showcase” da DFA Records, uma das mais interessantes editoras de música alternativa da actualidade, com um inevitável realce para os Black Dice e os LCD Soundsystem. Nessa noite tocam ainda Hot Chip, The Juan Mclean, Delia & Gavin inseridos no “showcase” da DFA. A noite inicia-se com uma sequência portuguesa: You Should Go Ahead, Klepht e Boite Zuleika.

No palco Positive Vibes vão actuar os Souls of Fire, os Groundnation, os lendários Black Uhuru e os Pow Pow Movement.

No sábado, dia 6, a noite vai ser a mais dançável de todo o festival. No Palco TMN vai estar o duo britânico, Underworld, seguido do seu conterrâneo, Fatboy Slim, a fazer o que melhor sabe: fazer dançar pela noite dentro. Antes disso, o relevo vai para Ben Harper & The Innocent Criminals e para a banda portuguesa, Humanos. Antes da superbanda nacional tocam ainda os The Thrills e Donavon Frankenreiter.

No palco Planeta Sudoeste, vão marcar presença os Factor Activo, Sagas, Hipnótica, Sarah Bettens, Josh Rouse com a sua banda, Louise Rhodes (dos Lamb), Mylo, Peaches e Dezperados. O cartaz desta noite fica completo com Kussundulola, Pierpoljak, Seeed e Sentinel Sound, os nomes do palco Positive Vibes.

Domingo, dia 7, o último dia de festival, abre com os lisboetas Vicious 5. Há nomes a não perder nesta última noite. No Palco TMN, à presença incontornável de um dos grandes nomes do “grunge”, os Dinosaur Jr, juntam-se os Athlete, os britânicos Doves, os Korn e Basement Jaxx. No palco Planeta Sudoeste, há Mata Tu, Patron!, d3ö, Wray Gunn, os The (International) Noise Conspiracy, pela primeira vez em Portugal, e The Kills.

O palco Positive Vibes apresenta nomes do reggae como One Love Family, Gladiators, Morgan Heritage e Soundquake.

Tiago Dias
Foto: Devendra Banhart por Ali Smith