O fim-de-semana é de fado na Casa da Música. Ney Matogrosso leva, sábado, à sala portuense um pouco da sua excentricidade e algum do seu novo repertório, incluído no seu mais recente álbum, “Canto em qualquer canto”.

Ney traz consigo os músicos Pedro Jóia, Ricardo Silveira, Marcello Gonçalves e Zé Paulo Becker, num concerto integrado no ciclo “Não há Porto sem fado”.

Em “Canto em qualquer canto”, Ney Matogrosso empresta a voz a dois temas compostos por portugueses – “Duas Nuvens” e “Uma canção por acaso”. As letras foram escritas por Tiago Torres da Silva, as músicas são de Pedro Jóia.

O sucessor de “Vagabundo”, o registo discográfico anterior, conta ainda com temas de Gilberto Gil (“Oriente”), Chico Buarque (“Tanto Amar”), Henrique Beltrão (“Amendoim Torradinho”) e André Filho (“Bamboleô”).

A primeira parte do concerto conta com a voz da fadista moçambicana Maria João Quadros, que apresenta o seu novo trabalho, “Fado Mulato”, com edição prevista para Setembro. Nesse disco, Quadros interpreta fados compostos por músicos brasileiros como Zeca Baleiro (“Fado Mulato”), Chico Buarque (“Gota de Água”) e Pedro Luís (“Noites Perdidas”).

Em palco, a fadista faz-se acompanhar por Bernardo Couto (guitarra portuguesa), Diogo Clemente (viola), Marino de Freitas (viola-baixo), Joaquim de Brito (percussão e teclas). Pedro Jóia, que participa no tema “Fado mudo”, é o convidado especial.

Manecas Costa encerra o ciclo “Não Há Porto Sem Fado”, no domingo, na sala 2 da Casa da Música. O músico guineense convidou Sara Tavares num concerto baseado no seu último disco “Paraíso di Gumbé”. Os dois cantores devem também interpretar temas de Sara Tavares.

Ana Correia Costa
Foto: Reino das Cifras